Nova Perspectiva

08 julho 2015

Resenha - Quem é Você Alasca?


Oie gente, aqui é a Mari, depois de um tempão resolvi fazer novas resenhas (já estava na hora né), então chega de conversa e vamos com John Green na vida de Alasca.

Título: Quem é você Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 268


No meu aniversário eu ganhei vários livros e um repetido, então eu troquei por um que sempre tive curiosidade para ler. Isso porque o nome do livro é uma pergunta e me fez realmente perguntar “Quem é essa tal de Alasca?”. Vencida pela curiosidade, comprei e dei uma chance para o John Green, autor que eu só conhecia pelo sucesso de “A Culpa é das Estrelas” e que comparado aos outros livros dele, esse é um dos mais comentados. Ao começar a leitura confesso, não consegui mais parar, coisa que me fez terminá-lo em menos de um dia.


A minha capa infelizmente não é a original com a flor, é uma capa mais recente e que, após ler eu gostei bastante do significado dela. O livro se divide em duas partes, o ANTES e o DEPOIS. Isso de dividir é porque algo muito importante acontece na história e tudo como era no antes, muda drasticamente no depois (não vou contar o que é, pois quero todo mundo lendo e nada de ler spoilers hein).

A história é narrada por Miles Halter um garoto apaixonado por últimas palavras ditas antes da morte das pessoas conhecidas na história e que resolve ir estudar no internato Culver Creek e morar longe de seus pais. Isso porque a vida que ele leva na Florida não tem o que ele procura e ele é um garoto solitário. Ele parte em busca do seu “grande talvez” nessa nova instituição que fica em Alabama, internato em que seu pai estudou quando era mais jovem. Lá, ele conhece seu colega de quarto Chip, conhecido como “Coronel”, que inventa um apelido para Miles de “Bujão” por Miles ser muito magro, um tipo de sarcasmo no apelido. Além do Coronel, ele conhece uma garota extraordinária: Alasca Young. Além desse trio, ele também fica amigo de Takumi e Lara, e essa passa a ser a turma de amigos de Miles, ou melhor, Bujão.


No decorrer do livro eles vivem várias experiências juntos como Miles bebendo e fumando pela primeira vez e o começo de sua vida sexual, o que acaba sendo uma das partes mais engraçadas do livro. Também mostra o relacionamento do Coronel com sua namorada, Alasca a que parece saber mais da vida do que todos juntos, vive ensinando e conquistando Miles, mesmo sendo temperamental as vezes. Eles fazem várias travessuras e pegadinhas no Culver Creek, porém todos eles são bem inteligentes e não deixam que isso afete as notas no colégio. Além de aprontarem, beberem e fumarem, o livro tem um drama que conquista seus leitores e também algo que desperta a curiosidade. Ao longo da história você se sente obrigado a prestar atenção em Alasca e descobrir o porquê de ela ser tão importante e merecer o nome do livro. Alasca é uma garota imprevisível e temperamental (que ama o namorado Jake), o que faz com que cada vez que ela apareça você tente descobrir qual o seu humor e o que ela pretende fazer.


John Green consegue captar a essência de cada personagem e fazer com que não seja só mais livro juvenil de novas emoções, mas um livro que te faz refletir. Ele junta drama com suspense e mostra que a tristeza pode vir do amor, de uma perda e de uma amizade. O livro possui várias frases de efeito que te faz pensar em várias questões apontadas pelo livro, coisa que quando você o termina fica com várias perguntas e frases ditas para levar a sua vida. É o livro perfeito para estar na prateleira de qualquer um. Garanto que se ler, não vai se arrepender.

  • E assim acaba minha resenha, tomei muito cuidado para não dar spoiler, foi um livro que eu me identifiquei e me apaixonei, então é muito mais do que indicação. Espero que gostem tanto quanto eu. Se já leu ou se gostou comenta aí que vou adorar saber, não se esqueçam de me indicar livros também hein. Até o próximo post! Tchau!!!
  • Não esqueça de curtir a página do facebook e de nos seguir no twitter e no instagram

7 comentários:

  1. Tô curiosa pra ler esse livro desde que meu irmão deu de presente pra namorada dele hahsjkajskahsahs e fiquei mais curiosa agora! Adorei a resenha, Mari!

    Beijos!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que minha irmã leu e lembro dela ter se decepcionado então nem fui atrás de ler hehe
    Gostei bastante da sua resenha :)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Parece ser ótimo, fiquei curiosa.
    Tem postagem nova no meu blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Lojinha de Templates: ➥Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    ✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mariana.
    Dos livros do autor, esse é o que tenho mais curiosidade. Parece ser um bom livro, mas não sei se iria gostar tanto dele assim. Mas, ainda sim, acho que leria. Principalmente por causa dos bons personagens.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito querendo comprar esse livro, mas sempre esqueço.
    Já li sobre em vários blogs, estão todos falando dele, sem contar que amo o john green

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  6. Oie ^.^Já li esse livro e gostei bastante, mas o seu o Miles é chamado de " Bujão " ? HAHA, no meu ( é com a capa de flor) é chamado de " Gordo " e o Chip de " Coronel" HAHAH,achei engraçado isso (:
    Au revoir,
    http://the-my-smile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo muito comentário positivo desse livro, mas eu li e não gostei :( A capa é muito fofinha, mas não gostei da história.

    Um cheiro!

    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir