Nova Perspectiva

08 março 2016

Resenha: Um Mais Um - Jojo Moyes

Olá pessoal, como estão? Hoje eu trouxe para vocês uma resenha, afinal recentemente um livro em especial roubou meu coração. Esse livro é o Um Mais Um da autora Jojo Moyes - a mesma de Como eu era antes de você. Já havia um tempo que eu não lia romances, mas me apaixonei perdidamente por esse. Esse foi o primeiro livro que eu li dessa autora e posso dizer que me deixou morrendo de vontade de ler os outros. Mas Bella, qual é a história? Ok, vamos lá.

TÍTULO: Um Mais Um
AUTORA: Jojo Moyes
EDITORA: Intríseca
Nº DE PÁGINAS: 320

SINOPSE: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.
Você lê a sinopse e já pensa "ah, já sei exatamente do que o livro se trata", mas é aí que você se engana. Jojo te conquista com cada palavra, cada frase, no momento certo. É surpresa atrás de outra e quando você acha novamente que já sabe tudo sobre o livro, vem mais uma bomba. O livro é repleto de situações que a gente já passou ou que alguém que conhecemos já passou, eu, pelo menos, o achei bastante realista. 

O desenvolvimento dos personagens foi algo que realmente me chamou muita atenção. Primeiramente, você vai se apegando a cada um deles de uma maneira inexplicável, tive até momentos que fiquei bastante emocionada com alguns momentos do livro. E ainda se identifica com cada um, de alguma maneira, seja qual for a característica marcante do personagem, você vai conseguir se identificar com ele, de algum modo, em algum momento da sua vida. Depois, já era. Você vai ficar querendo saber mais e mais e é por isso que eu curti muito a leitura, foi uma leitura leve que eu conseguia ler várias páginas, vários capítulos sem parar.
  
Para mim, uma parte que merece um super destaque é a parte da viagem, que é basicamente a ideia central do livro, a história toda ocorre por conta dessa viagem, porém o modo como a Jojo escreve sobre os eventos, faz você se sentir dentro da história, sabe? Além disso, ela conseguiu falar sobre diversos assuntos de uma maneira tão natural que eu fiquei boba, afinal não é qualquer um que consegue, coisas como: bullying, doença, reclusão, pobreza, dificuldades, solidão e medo.

Cada capítulo é a visão de um determinado personagem sobre determinado evento. Algumas vezes, é o ponto de vista do personagem, outra vezes é sobre uma história que já aconteceu. Sendo assim é repleto dos detalhes, mostrando as emoções dos personagens de forma bem simples, e é aí que você se apega ao personagem, ou ao momento, ou a história.
Esse é um livro que eu recomendo para qualquer pessoa. É um livro que aborda diversos assuntos, que fala de um jeito simples da nossa realidade, que mostra o certo e o errado - aliás, a personagem Jess foca bastante nisso. É um livro com uma leitura super leve que vai te fazer repensar sobre diversos assuntos e que quando acabar, você vai ter vontade de voltar para a primeira página e reler. Sem dúvidas, entrou para a minha lista de favoritos. Só amor por esse livro. Só amor pela Jojo
  • Bom pessoal, por hoje é só. Eu quero saber, alguém aqui já leu? Está com vontade de ler? Ficou com vontade de ler? Conta pra mim, vocês sabem que eu a-d-o-r-o. Até a próxima!!!
  • Não esqueça de curtir a página do facebook e de nos seguir no twitter e no instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário