Nova Perspectiva

23 maio 2016

Resenha: Como Eu Era Antes de Você

Oie gente, aqui é a Mari. Vi um trailer há uns meses que falava da estreia de um filme chamado “Como eu era antes de você”, aí eu descobri que o filme era baseado em um livro, eu não tinha ideia de que o livro fez tanto sucesso e o comprei na primeira oportunidade. Então vamos a resenha sobre o que eu achei.

Título: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320

O livro começa contando a história de Louisa Clark (Lou), uma garota de 26 anos acostumada com a sua zona de conforto. Ela mora em uma pequena cidade de Londres junto com seus pais, irmã solteira e seu avô, que atualmente mora com a família após ter sofrido um derrame. Louise é quem contribui para as despesas da casa além de seu pai. Ela trabalha em uma cafeteria e infelizmente é despedida. Com a pressão – imposta por seus pais e irmã – para arranjar um emprego, ja que ela era a que mais ajudava com o seu salario, ela não consegue ter uma ampla visão do seu futuro. Seu namorado, Patrick um atleta que não ajuda muito em suas ambições é egocêntrico, por namorarem há anos eles levam uma relação só pela comodidade.

Depois de muito procurar, ela consegue achar um emprego na casa dos Traynor como cuidadora. Will Traynor, homem de 25 anos, rico e que tem ganancia pela vida sofre um acidente e perde todos os movimentos do corpo abaixo do pescoço. É aí que Lou entra. Ela precisa cuidar dele, o que não é fácil já que ele se tornou uma pessoa rabugenta após o trauma. Lou acaba descobrindo que Will já tentou suicídio e por isso os serviços dela foram requisitados. Will, antes de Lou aparecer em sua vida faz um acordo com a mãe, após 6 meses Will teria permissão para morrer porque não achava que do jeito que ele vivia era o jeito de viver. Lou assim que soube, começa uma jornada para tentar fazer Will voltar a amar a vida....e o resto? É história.
Jojo acertou quando escreveu cada partezinha desse livro. A história é boa e comovente, entrando para um dos meus livros favoritos de romance. A narrativa segue sem causar cansaço, bem descritiva e fácil de ler. Os capítulos, em média são curtos e ao fim possuem ganchos que te guiam ao próximo fazendo com que você leia de forma constante sem conseguir parar. Outra coisa interessante é que não é sempre Louisa quem narra a história, o que causa um dinamismo e mostra os diferentes pontos de vista sobre a mesma situação, o mais legal é que cada personagem tem o seu jeito próprio de escrever de acordo com as suas características.
Louisa e Will mudam muito no decorrer do livro. Os dois aprendem um com o outro, é notável a diferença nos pensamentos e opiniões e Will que tinha uma aparência mais grosseira, se torna mais doce, já Louisa que não tinha desejo nenhum pela vida, começa a enxerga-la de uma nova forma. Os pais de Louisa e a irmã também têm uma evolução causada pela Lou, o que faz com que ela haja mais como uma garota de 26 anos independente e não como uma menina de 12 a sombra dos pais.

O que eu mais gosto no livro são as lições de vida em cada parte. Todo personagem tem algo que te faz parar e refletir um pouco e se você analisar bem, são pessoas que convivem no seu cotidiano. Então a interação com o livro é direta. O final pode, ou não surpreender o leitor. Eu confesso que pela narrativa eu já fui prevendo o fim, mas os últimos capítulo tem algo especial e não cansam de dar umas voltar que te fazem pensar “como isso aconteceu?”. O livro tem a continuação “Depois de você” que eu ja li também, e a resenha vai sair jaja. Prometo.


  • Eu espero que vocês tenham gostado da resenha/crítica tanto quanto eu adorei ler Jojo. Uma escritora que eu não tinha contato nenhum, mas que agora vivo procurando outros livros. Me contem se vocês ja leram também e o que acharam. Um super beijo e até o próximo post. Tchau!
  • Não esqueça de curtir a página do facebook e de nos seguir no twitter e no instagram

Um comentário:

  1. É lindo né?
    Terminei de ler esse final de semana, queria passar o resto do domingo chorando! kkkl.
    Confesso que no início não estava gostando, mas resolvi dar continuidade na leitura porque nao era possível eu não gostar de algo que muita gente amou. Sorte minha! Depois amei, apesar de terminar a leitura de coração partido, porém como tu falou, eu fui imaginando o rumo de história no decorrer da leitura, então não me surpreendeu, mas igual partiu meu coração.

    Beijos
    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir