Nova Perspectiva

06 fevereiro 2015

Morando Sozinha


Antes de mais nada, que honra poder escrever aqui! Fiquei tão feliz quando recebi o convite que não demorei meio segundo para responder um “SIM” bem grande! E conversando com a Mariana (para os íntimos como eu, Mari) decidimos o assunto desta postagem: como é morar sozinha.

Há um ano tive a oportunidade de realizar um sonho, que era sair da minha cidadezinha do interior e vir pra cidade grande, São Paulo, fazer a faculdade e o curso dos meus sonhos (oi jornalismo!). Porém, para isto eu precisaria enfrentar o desafio de morar sozinha. Admito, o início foi complicado. Como assim eu tenho que pagar todas estas contas? Sério que vou ter que cozinhar minha própria comida? Mas sou péssima cozinheira! Não acredito que vou ter que fazer faxina no meu apartamento? E a saudade de ter a casa cheia, com falatório o tempo todo? O que eu faço com ela?

O começo é complicado mesmo, porque você está saindo da sua zona de conforto e enfrentando o mundo todo aí fora. Mas, olha, depois que você se acostuma, é a oitava maravilha do mundo. É muito bom você ter um lugar pra chamar de seu, para chamar as amigas e fazer festa do pijama sempre, ser responsável por si próprio e ter uma liberdade muito maior.

Mas como tudo na vida têm seus prós e contras, neste caso não seria diferente. Sua roupa não será lavada sozinha, a pia enche de louça, a comida acaba (ou estraga), assim como o papel higiênico e a água no bebedouro... E bem, só tem você para resolver. E a maior reclamação: a solidão. Acostumar-se com a própria companhia é um exercício que demanda tempo e paciência.

Morar sozinho é aprendizado constante, em que todo dia você aprenderá um pouco mais sobre lidar om você mesmo e com a demanda de responsabilidade que o mundo despeja em cima de você, mas também de se conhecer (das qualidades aos defeitos) e crescer em todos os âmbitos da vida. Resumindo, é curtir a sua própria companhia, é amar o seu canto e saber que no final do dia você poderá chegar em casa, colocar a sua música preferida no volume máximo e sair dançando pela casa inteira, enquanto prepara o seu jantar (ou liga pra pedir uma pizza!)

  • Se você já passou por esta experiência ou pretende passar em breve, não deixe de comentar seus maiores aprendizados (no meu caso, cozinhar) e/ou os maiores medos! 

3 comentários:

  1. Muito legal o texto, super descontraído e mostra informação! Gostaria muito de morar sozinha, é um sonho que com o tempo, irei realizar. Valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo, Mari.
    moro sozinha já faz um tempo e digo que no começo foi dificil me ver sozinha naquele lugar que achava grande. Mas depois fui me acostumando e já querendo um espaço maior.kkkkkkkkkk
    é bom pra chamar os amigos, fazer festinha, andar pela casa semi-nua, fazer o que da na telha mas sempre com responsabilidade, até por que depois da festa é vc quem vai arrumar tudo.( minha mae sempre dizia que festa boa é na casa dos outros, e concordo um pouco com ela. srsrsrs) enfim....vc aprende a se conhecer, e amar a liberdade.

    ResponderExcluir