Nova Perspectiva

24 junho 2016

Resenha: Tá Todo Mundo Mal

Oie gente, aqui é a Mari e lá vou eu resenhar mais um livrinho. A escolha dessa vez foi o livro da youtuber Jout Jout. Eu, que sempre fui contra esses livros dos vlogueiros famosos, me rendi a esse simplesmente por amar a personalidade da Júlia e ter a certeza de que ela sim, saberia como escrever um bom livro pensando nos leitores e não em quanto faturaria. E para variar, ela não me decepcionou nisso.

Título: Tá Todo Mundo Mal
Autor: Jout Jout
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 196

Você pode estar se perguntando “quem é Jout Jout?”, mas tenho certeza que ja deve ter visto algum de seus vídeos no Youtube, nem que seja a paródia do Biscoito x Bolacha. A carioca de atualmente 25 anos, é um estouro. Não vou mentir, soube da existência do canal dela quando o vídeo “Não tira o batom vermelho” começou a circular e fiz uma maratona – literalmente – assistindo a todos os outros no seu canal, até os primeiros postados sem edição alguma porque eu realmente viciei. Achava genial a ideia de ter alguém que desconstruía os tabus da sociedade, com muita calma, falando de um jeito simples que qualquer pessoa conseguisse entender que algo estava errado e precisava ser mudado.

Quando ela anunciou que lançaria um livro eu fiquei com um receio enorme, porque de uma hora para outra todos os youtubers resolveram lançar livros contando a sua história e eu temia que Júlia fosse mais um entre eles. Estava enganada, obvio. Como se Jout Jout fosse ser capaz de fazer um livro tão superficial. Ela conta de suas crises, que você se identifica logo de cara porque já passou por quase todas que ela descreve.

O prefácio é de Caio Franco, ou mais conhecido como “Caião”. O namorado de Jout Jout que a descreve em poucas palavras e diz como que ela surgiu no mundo do Youtube e do que se tratará o livro. A estética é de chamar atenção, cor forte, amarelo. Gosto de acreditar que o livro tem o contraste do título “Tá Todo Mundo Mal” com a cor mais feliz da aquarela ao mesmo tempo, o que causa uma confusão, exatamente o que a crise faz conosco. Ainda tem a arte de um desenho de Julia de ponta cabeça – o que fez virar o livro várias vezes só por diversão.

O livro é gradual, começa com os traumas de um filho quando a mãe diz a ele que é especial já o levando a uma crise futura de achar que realmente é mas na verdade não é, passando pelas espinhas na cara e puberdade, as loucuras de um vestibulando que não sabe o que quer quando crescer e o que aprendemos quando chegamos na fase adulta. Não é a história de Júlia contada, é quase como assistir vídeos em seu canal a cada capítulo em que ela conta uma história que aconteceu em uma vida te fazendo gargalhar, chorar e refletir sobre onde ela quis chegar com tudo aquilo.

É um livro rápido, comprei ontem, li e fiz a resenha. Rápido. Mas é aquele livro que você guarda consigo para quando as suas crises começarem e você achar que não tem mais jeito e pega para ler mais uma vez. É direto, simples, sem palavras difíceis te dizendo o tempo todo que “as crises são ruins, mas te fazem crescer, você não é o único que passa por isso, vai ficar tudo bem.”. Porque no fim, você sabe que vai.

  • E aí? Gostou do livro? Já leu ou quer ler? Não esquece de me contar nos comentários o que achou dele. Um super beijo e até o próximo post. Tchau.
  • Não esqueça de curtir a página do facebook e de nos seguir no twitter e no instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário